sexta-feira, 21 de junho de 2019

Célula , Membrana , Radicais Livres

Célula, Membrana, Radicais Livres 

Célula é nossa unidade viva básica do organismo. Cada órgão é agregado de células diferentes , mantidas e unidas por estrutura e suporte intracelular, cada célula é responsável por realizar uma ou mais funções . O corpo inteiro portanto, contém cerca de 100 trilhões de células , 25 trilhões em média são as hemácias que transportam o oxigênio dos pulmões para os tecidos.
Existem diversas células diferentes uma das outras, embora todas possuem características comuns, em todas elas o oxigênio reage com os carboidratos, gorduras e proteínas para liberar a energia necessária para a célula funcionar.
 As células também são capazes de reproduzir células do seu próprio tipo, Por exemplo quando ás células são destruídas por algum motivo , as células restantes geram novas células para a reposição.
A células possuem uma organização onde suas principais partes o núcleo e o citoplasma envoltos cada um por uma membrana celular. O citoplasma é separado dos fluidos por uma membrana plasmática, esses fluídos são coletivamente chamados de protoplasma que é composto por cinco substâncias básicas: água,eletrólitos,proteínas,lipídios e carboidratos.


 A célula não é só um fluido de enzimas, contém também na sua estrutura organelas intracelulares que são  de extrema importância para a função celular. Por exemplo ao fazermos atividades físicas produzimos energia e precisamos de energia,e a mitocôndria é uma organela responsável mais de 95% da liberação de energia dos nutrientes da célula,sem ela cessaria imediatamente.

Membrana celular, também chamada de membrana plasmática, ela envolve célula , estrutura fina e flexível e elástica. É composta por uma camada fosfolipídica.
A bicamada lipídica não é miscível nos líquidos extra e intracelular, constituindo uma barreira para os movimentos das moléculas de água e substâncias hidrossolúveis entre os compartimentos dos líquidos intra e extracelular .




 As moléculas de proteínas interrompem a continuidade da bicamada lipídica, funcionando assim como transporte de substâncias, ou abrindo canais para a passagem permitindo íons ou moléculas atravessarem a membrana plasmática.
Esse processo de transporte através da membrana celular, pela bicamada lipídica, ou por meio de proteínas ocorre por dois processos básicos: difusão ou transporte ativo. A energia causadora da difusão é a energia da movimentação cinética movimento aleatório das substâncias,o transporte ativo movimento de íons ou de outras substâncias  através da membrana , por uma proteína transportadora.



Bibliografia: (Guyton & Hall, TRATADO DE FISIOLOGIA MÉDICA) 11° EDIÇÃO 

Os Radicais Livres são moléculas de oxigênio com elétrons desregulados, moléculas instáveis que podem se unir de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva, com as quais podem reagir ou oxidar. Em níveis de radicais livres considerado normais, não são prejudiciais à saúde, em excesso podem ser tóxicos ao nosso organismo. São produzidos pelas células durante a queima de oxigênio , utilizados para converter dos alimentos nutrientes para formar energia.
São átomos que possuem um número ímpar de elétrons, como são instáveis tentam capturar elétrons de outros compostos para ganhar estabilidade. Após a formação de um radical livre , ele começa a "roubar"  elétrons de outras moléculas fazendo com que elas também fiquem com um número ímpar de elétrons transformando as em radicais livres.




O Exercício Físico e Radicais livres:
Quando praticamos exercício físico produzimos radicais livres, o exercício ocasiona consumo de oxigênio, que forma radicais livres  e o estresse oxidativo. Pois ativa caminhos metabólicos específicos que resultam na formação principalmente os de alta intensidade. 




Estresse Oxidativo é o aumento dos radicais livres e a incapacidade do sistema antioxidante (elimina os radicais livres) de combate- los. Ocorre em situações como (doenças, canceres,diabetes),deficit nutricional, estresse físico , psicológico e esforço exagerado.
Não que os radicais livres sejam ruins, eles são importantes para a ativação do sistema imunológico e combate de infecções bacterianas, produz oxido nítrico,previne hipertensão arterial.
Os processos metabólicos não são o único fator para produzir radicais livres, fatores externos também influenciam na formação dessas moléculas, tais como :

  • Poluição Ambiental
  • Estresse
  • Raio X radiação ultravioleta
  • Cigarro
  • Álcool
  • Consume excessivo de gorduras saturadas...





Nenhum comentário:

Postar um comentário