Potencial de Ação
Inversão de um potencial de membrana em repouso, percorrem por toda a membrana do neurônio, através desse fenômeno é possível se estabelecer uma conexão entre as células nervosas.
O Potencial de Ação serve para liberação de hormônios como os neurotransmissores, contração muscular,estimular a secreção de substâncias de células neurais ou neuroendócrinas.
Se caracteriza pela despolarização da membrana = Impulso Nervoso
Sinapses
Quando ocorre a conexão entre os neurônios, células musculares, entre outros. Ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.
Sinapses elétricas: sinal elétrico do citoplasma de uma célula para outra, junções comunicantes as (GAP) EX.: Neurônios do snc , músculo cardíaco e liso..Sinapses químicas: a grande maioria, neurotransmissores levam informações para outra célula.
"Lei do tudo ou nada"
Quando inicia o processo de despolarização da membrana de fibra normal, ele trafega pela membrana se as condições forem adequados, caso contrário ele não se propaga. Se aplica em todos os tecidos excitáveis. Ocasionalmente , o potencial de ação atinge uma região da membrana que não gera voltagem suficiente para estimular a área seguinte da membrana,quando isso ocorre a despolarização é interrompida. Para que ocorra a propagação contínua de um impulso, o limiar de excitação deve ser maior que o "x" por exemplo para se despolarizar.
Por exemplo.: Um atleta que costuma ter seus treinos de alto rendimento, com a prática de atividades físicas, esse mesmo atleta em um certo momento terá que estimular mais o seu exercício, para que recrute e atinja o limiar das fibras que necessitam de mais estímulos para gerar o limiar de excitação e logo atingir o potencial de ação. O estimulo deve ser maior que o primeiro para que ocorra a despolarização da membrana e recrute as fibras que ele queira estimular. Ocorre no aumento progressivo de cargas.
Aumento progressivo de carga na célula
Fatores que influenciam no potencial de ação:
- Os gradientes de concentração diferentes dos íons da membrana
- A permeabilidade da membrana para esses íons
MAS ENTÃO, COMO OCORRE O PROCESSO DE POTENCIAL DE AÇÃO ?
Quando a membrana está em repouso ela está negativa no lado de dentro da célula, diz se que ela está polarizada.
Quando atingimos um limiar , abre se canais de sódio Na+ que entram para o interior da célula iniciando o processo que chamamos de despolarização, mudando a carga do interior da célula para positiva , em milésimos de segundo iniciasse o processo de repolarização os canais de sódio que foram abertos começam a se fechar e abrem se os canais de potássio K+ , então a difusão de íons de potássio para o exterior da célula faz com que se restabeleça o potencial de repouso negativo da membrana.
Liberação de Neurotransmissores (NT)
Com o termino do potencial de ação, abrem se canais de Ca++ (calcio) ocorre a difusão para o interior do terminal, o aumento de cálcio estimula a exocitose dos neurotransmissores (jogam para fora da célula) liberando neurotransmissores na fenda sináptica, espaço entre os neurônios, enviam informações a outras células ocorrendo as sinapses são degradados por enzimas.
Neurotransmissores :
Moléculas pequenas derivadas de precursores de proteínas,promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios.Substancias produzidas por células nervosas, com função de enviar informações a outras células,estimulam a continuidade de um impulso ou estimulam a reação final no órgão ou músculo alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário